o que e acumulação capitalista
O QUÉ E ACUMULAÇÃO CAPITALISTA
CARATINGA - MG
FACULDADES INTEGRADAS DE CARATINGA - FIC
SERVIÇO SOCIAL
INTRODUÇÃO Acumulação Capitalista consiste no fato de quanto maiores o produto social, a capacidade de gerar riqueza e a produtividade do trabalho, de um lado, maiores serão os índices de miséria, pobreza e desemprego, do outro lado. Isto ocorre por que, no capitalismo, o objetivo da produção não consiste na satisfação das necessidades humanas, mas na obtenção de lucro. Assim, as empresas concorrem entre si para oferecer o melhor produto ao melhor preço capaz de gerar o maior lucro possível. Esta concorrência se dá por meio do progresso técnico, que eleva substancialmente a produtividade do trabalho humano, fazendo com que cada trabalhador produza um volume crescente de produtos. Desse modo reduz-se a necessidade de força de trabalho para atender a certo nível de demanda.
Assim, quanto mais cresce a capacidade produtiva do sistema, menos trabalhadores são necessários para tanto. Em consequência, menor será o número de pessoas com capacidade de pagamento para consumir. Este é um dos motivos pelos quais o capitalismo não funciona sem crédito e sem crises.
ACUMULAÇAO CAPITALISTA
A composição do capital analisada sob a proporção em capital constante e a proporção em capital variável, ou seja, todo o capital decompõe em meios de produção e força de trabalho.
Supondo que não se alterando a composição de capital, o acréscimo de capital implica em aumento de força de trabalho, ou seja, a procura por força de trabalho aumentará na mesma proporção do capital. No entanto o capital acrescido (capital original + capital produzido ou mais valia produzida em determinado período) faz crescer a necessidade de desenvolver ou empregar esse capital em novos