Acumulação capitalista
Quando, no Brasil, da-se fim na escravidão, o até então escravos, se tornam ploretariado, e começam a trocrar sua força de trabalho por dinheiro. O trabalho dessa classe era sem nenhum direito, com remuneração baixissima, péssima condições de trabalho, grandes jornadas e sem nenhuma garantia empregaticia. Nos dias de hoje apesar de já termos, regras e alguns direitos garantidos aos trabalhadores, fica clara a exploração da mão de obra, seja pela grande mais valia, ou seja por condições ainda precarias do trabalho.
A dignidade humana hoje está muito ligada ao fator emprego, trabalho. O trabalho não é uma questão de escolha, é uma questão de sobrevivência. Um ser humano, na sociedade moderna, de um modo geral, só se torna digno se tiver renda, e na maioria das vezes isso só vem na troca da força de trabalho. Mas, esse mesmo trabalho que dignifica o ser humano, em muitas vezes é o que a tira. Muitos empregos colocam as pessoas em condições de risco, de exposição, de humilhação.
O trabalho ao mesmo tempo que dá condições para o ser humano viver, tira as condições de uma vida saúdavel, tira do convivio, familiar, muitas vezes humilha e maltrata o ser, em troca de dinheiro. Essa é a tual lógica do mundo capitalista, qualquer coisa em troca de um