Relatório Experimento a quase lampada de lava
Experimento: A quase lâmpada de lava
Objetivo
Aplicar as características dos líquidos, apresentando conceitos como misturas homogêneas e heterogêneas; densidade e solubilidade por meio da elaboração da lâmpada de lava.
Introdução
Este projeto visa à construção de uma lâmpada de lava, objeto muito popular nos anos 70 associado ao psicodelismo devido ao seu efeito visual. Para tanto, foram analisados reagentes como o, óleo de cozinha. O óleo de cozinha foi escolhido por sua utilização no cotidiano. Assim, foram utilizados materiais simples como água, corante artificial alimentício, óleo de cozinha e pastilha efervescente. A quase lâmpada de lava aplica noções de densidade, para compreender a flutuação ou a submersão das gotículas de água no óleo; noções de solubilidade para compreender porque o óleo e a água não se misturam e se apresentam em fases separadas; noções de reação química para compreender porque o comprimido libera gás na água. Para que as bolhas se formem, os componentes da lâmpada devem ser imersíveis, ou seja, não se misturarem. Assim ocorre com nossa “quase lâmpada de lava” colocamos o óleo e a água, que são um exemplo clássico de composto imersível.
Materiais e Reagentes
Pote alto
Colher
Copo
200 ml de água.
20 gotas de Corante artificial.
1 comprimido efervescente antiácido.
1litro de óleo de cozinha
Procedimento Experimental
Colocar vinte gotas do corante artificial e as duzentas ml de água dentro do copo misture bem, e reserve.
Adicione a água ao fundo do pote e em seguida despeje o óleo espere alguns minutos ate que as bolhas desçam e em seguida adicione o comprimido efervescente. O segredo é misturar bastante óleo com um pouco de água. A água tem que estar tingida, para aparecer melhor. Depois de colocar tudo em um pote bem alto, para dar um efeito visual legal, basta jogar um comprimido efervescente na mistura. O comprimido irá