Análise qualitativa de ácidos e bases
ESTADUAL DO CEARÁ
METODOLOGIA CIENTÍFICA
ANÁLISE QUALITATIVA DOS ÁCIDOS E BASES
RELATÓRIO REALIZADO POR GRADUANDOS EM QUÍMICA
DATA DAS EXPERIÊNCIAS: 24.05.2012
ANÁLISE QUALITATIVA DOS ÁCIDOS E BASES
Relatório apresentado ao Professor Fernando Nobre Furtado da disciplina de Metodologia Científica do Curso Noturno de Licenciatura Plena em Química, 2012.1.
UECE – Universidade Estadual do Ceará
Campus Itaperi – 24/05
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. OBJETIVOS 6
2. MATERIAIS E MÉTODOS 6 2.1. MATERIAS UTILIZADOS 6 2.2. REAGENTES UTILIZADOS 6
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 7
4. RESULTADOS OBTIDOS 8
CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
INTRODUÇÃO
ANÁLISE QUALITATIVA
As anotações obtidas em um experimento poderão permitir o tipo de análise qualitativa. Isso leva em conta a existência ou aparecimento de certa qualidade, esperada ou não. Por exemplo, vamos considerar um experimento que tenha por objetivo o estudo dos fenômenos químicos. Colocando-se em contato determinadas substâncias, algumas das manifestações esperadas numa reação química poderão ser observadas:
- eliminação de um gás;
- formação de um precipitado;
- mudança de cor e aspecto;
- alteração da energia, com absorção ou liberação. Essas manifestações são apenas qualitativas; sabe-se que a reação química aconteceu se uma ou mais de uma dessas manifestações aconteceu. Não há necessidade nem possibilidade de quantificar a mudança de cor da mistura formada. Também não é necessário saber a quantidade de gás liberado no momento da reação. O que precisa ser feito é comparar a qualidade observada com algum padrão preestabelecido. Se o zinco e o ácido clorídrico reagirem num tubo de ensaio, haverá a liberação de hidrogênio. Como isso pode ser constatado? Um fósforo aceso próximo à boca do