Relatorio de quimica
CENTRO DE CIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ORGÂNICA E INORGÂNICA
Zootecnia
Prática 03
Reagente Limitante
Disciplina: Química Geral Turma: 01
Professor: Júnior
Data do experimento: 10/Abril/2012 Data da entrega: 24/Abril/2012
FORTALEZA
2012
OBJETIVO
Determinar a composição percentual da substância e o reagente limitante de cada uma das mistura, estudando de forma detalhada o que ocorre com os reagentes durante a reação destes entre si.
INTRODUÇÃO
Os reagentes limitantes são denominados dessa forma, pois não estão em excesso. Nem sempre uma reação ocorre completamente, isso ocorre quando um dos reagentes está em excesso e parte dele não reage, o outro, que é consumido completamente primeiro, é o limitante. O primeiro passo para descobrir o reagente limitante é balancear a equação química, assim descobrirá quem está em excesso em relação às outras substâncias da reação. Quando ele é totalmente consumido, a reação cessa, não importa a quantidade em excesso que ainda tenha do outro reagente. Se em uma reação ocorrer de todos os reagentes estiverem em proporções estequiométricas iguais, todos os reagentes serão limitantes.
MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais utilizados na prática:
1) Vidro de Relógio
2) Béquer 250 mL
3) Bastão de Vidro
4) Papel de Filtro
5) Funil
6) Proveta
7) Erlenmeyers
8) Placa de Petri
9) Estufa
10) Balança Digital
11) Bureta
Reagentes Utilizados na prática: 1) Cloreto de Bário (BaCl2 ) 2) Fosfato de Sódio Na3(PO4) 2 3) Água destilada (H2O)
Procedimento Experimental 1. Pesou 2g da mistura 2 em um vidro de relógio e transferiu-se para um béquer de 250 Ml. 2. Adicionou-se 250 mL de água destilada e agitou-se a solução com um bastão de vidro por cerca de um minuto. 3. Esperou-se o precipitado sedimentar e cobriu-se o béquer com o vidro de relógio. 4. Colocou-se o béquer em banho maria por 20 minutos para o precipitado ser aquecido. 5. Pesou-se o papel de vidro, verificando sua