Congresso
Em muitos casos encontramos eventos que começam por Congresso de... Workshop de... Fórum de... Simpósio de... sendo que muitas vezes o termo referenciado não é condizente com o evento em questão. A dificuldade existe também na hora de nomear um evento: nunca sabemos se esse evento se adequa mais como um congresso, um simpósio, um fórum, dentre outros.
Então resolví pesquisar e conceituar algumas dessas palavras:
Congresso:
Caracteriza-se pela reunião formal e periódica de pessoas, petencentes a grupos de estudantes e profissionais com o mesmo interesse. Geralmente é promovido por entidades associativas, objetivando estudar, debater e chegar a conclusões sobre um tema geral. Pode conter Palestras, Cursos, Painéis, Mesas redondas, Debates, Exposição e Feiras.
Workshop:
Trata-se basicamente de uma palestra dividida em duas partes: na primeira há uma apresentação teórica do tema e na segunda há uma parte prática, na qual os participantes interagem a partir das informações recebidas. Esse termo vem sendo utilizado para eventos do tipo congresso, porém com um escopo menor (quem sou eu pra dizer que o termo é utilizado de forma inadequada?)
Fórum:
Caracteriza-se pela troca de informações e debate de idéias, com a presença de grandes audiências. Seu objetivo é motivar e sensibilizar a platéia a participar das discussões.
Simpósio:
É um derivado da mesa redonda, possuindo como característica o fato de ser de alto nível, com a participação de aspectos diferentes de determinados assuntos - e sempre com a presença de um coordenador. A diferença fundamental entre o simpósio e a mesa-redonda é que no primeiro os expositores não debatem entre si os temas apresentados. As perguntas, respostas e o próprio debate são efetuados diretamente aos participantes da platéia. O tema geralmente é científico. Seu objetivo principal é realizar um intercâmbio de informações.
Seminário:
É definido por alguns