IDENTIFICAÇÃO DE SÓLIDOS METÁLICOS POR ANÁLISE QUALITATIVA
IDENTIFICAÇÃO DE SÓLIDOS METÁLICOS POR ANÁLISE QUALITATIVA
ITABIRA
2011
INTRODUÇÃO
A identidade de um sólido metálico pode ser investigada através da determinação de sua densidade. Porém, nem sempre somente o valor da densidade pode dar a certeza dessa identificação. “Quando o analista recebe uma amostra completamente desconhecida, a primeira coisa que deve fazer é estabelecer que substâncias estejam presentes. Essa questão pertence ao domínio da análise qualitativa” (VOGUEL, 1992). Assim, utiliza-se a análise química qualitativa, que consiste na determinação das identidades das substâncias numa dada amostra. Isso implica o reconhecimento da presença ou ausência de uma ou mais espécies na amostra a analisar, na maior parte das vezes, com base em informações prévias da sua potencial existência.
A amostra é normalmente submetida a tratamentos prévios, em função do seu estado físico, até se apresentar na forma em que a sua análise se torne mais simples.
Os métodos de análise qualitativa podem ser realizados através de ensaios por "via seca", em que tanto o material em estudo como os reagentes encontram-se no estado sólido e a reação é realizada por aquecimento a alta temperatura, ou por ensaios por "via úmida", que se baseiam em reações entre ácidos, bases e sais, em solução aquosa, permitindo identificar diretamente, não os elementos, mas sim os seus íons. O procedimento utilizado nessa experiência foi o ensaio por “via úmida”, onde serão observados aspectos relevantes dessas reações em solução aquosa.
OBJETIVOS
O objetivo central da experiência é analisar o comportamento de metais quando adicionada uma solução ácida e, em seguida, uma solução básica. Assim, será possível observar, através dessas reações químicas, os tipos de cátions que resultarão de reação desses sólidos.
MATERIAIS Foram utilizados no experimento três tubos de ensaio pequenos que