An LQualitativ GrupoI GrupoII
3749 palavras
15 páginas
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE QUÍMICA – DAQUICURSO: ANÁLISE QUÍMICA
DISCIPLINA: ANÁLISE QUÍMICA II
PROFESSOR (A): SOCORRO VASCONCELOS
LUCIANA BARBOSA CORRÊA - 0837220
São Luís
2009
PESQUISA ANALÍTICA DOS CÁTIONS DO GRUPO I
(Ag2+, Hg22+, Pb2+ )
1 INTRODUÇÃO
A análise química é o conjunto de operações que tem por finalidade determinar a composição qualitativa ou quantitativa de uma mistura ou de uma substância (AMARAL,
1973).
A análise qualitativa – determinação das substâncias presentes em uma amostra – envolve a separação e a identificação de íons por precipitação, formação de complexo ou controle de pH (ATKINS & JONES, 2006).
Segundo ATKINS & JONES (2006), existem muitos esquemas diferentes de análise, mas eles seguem os mesmos princípios gerais. A identificação de vários cátions seguindo um procedimento feito em laboratório mostra como cada etapa utiliza os equilíbrios de solubilidade.
As reações químicas empregadas na pesquisa analítica dos cátions que inclui o grupo I (Ag, Pb e Hg), efetuadas em solução, seguem reações específicas de precipitação, com formação de precipitados com cor característica que indica a presença de determinado íon; padrões de solubilidade, pois quando um precipitado se forma pose ser necessário dissolvê-lo novamente para identificar o cátion; e reações de reprecipitação.
Conforme ATKINS & JONES (2006), as reações de precipitação tem muitas aplicações. Na análise qualitativa a estratégia é escolher soluções de partida que forneçam, ao serem misturadas, um precipitado do composto insolúvel desejado. Pode-se, então, separar o composto insolúvel e mistura reacional por filtração. Nesse processo a formação de um precipitado é usada para confirmar a identidade de certos íons, e as regras de solubilidade são usadas para produzir e racionalizar as reações de precipitação.
2 OBJETIVO
Identificar e separar os cátions do grupo I (Ag+, Hg2+2 e Pb2+) através de reações de precipitação e solubilização.
3 MATERIAIS E REAGENTES
Bequer
Solução de