Anatomia Humana 1
Membros Superiores
Equipe Taparosky
Amanda Quadrado
Matheus Ganz
Dayane Haggth
Taparosky
Vinícius
Juliana Klotz
Vitor Antunes
Membros Superiores:
Parte Óssea
Os membros superiores são formados pelo ombro, braço, antebraço, pulso e mão;
O ombro é composto pela clavícula e escápula;
O braço só tem um osso: o úmero, que é um osso do membro superior;
O antebraço é composto por dois ossos: o rádio que é um osso longo e que forma com o cúbito (ulna) o esqueleto do antebraço. O cúbito também é um osso longo que se localiza na parte interna do antebraço;
A mão é composta pelos seguintes ossos: ossos do carpo, ossos do metacarpo e os ossos do dedo. Os ossos do carpo
(constituída por oito ossos dispostos em duas fileiras), são uma porção do esqueleto que se localiza entre o antebraço e a mão. O metacarpo é a porção de ossos que se localiza entre o carpo e os dedos.
Membros Superiores:
Articulações
Articulação Acromioclavicular: Ocorre entre a extremidade acromial da clavícula e o acrômio da escápula É uma articulação sinovial do tipo plana (só permite deslizamentos); Articulação do ombro: Ocorre entre a cavidade glenóide da escápula e a cabeça do úmero. É uma articulação sinovial do tipo esferóide (realiza os movimentos de flexão / extensão; adução / abdução; rotação interna / externa; circundução); Articulação do cotovelo: É uma articulação sinovial do tipo gínglimo (faz flexão / extensão), onde a extremidade distal do úmero se articula com as extremidades proximais do rádio e da ulna.
Membros Superiores:
Articulações II
Articulação rádio-ulnar: É uma articulação sinovial do tipo trocóide, pois realiza o movimento de rotação (pronação / supinação) no seu eixo vertical.
Articulação rádiocárpica (ou articulação do punho): É uma articulação sinovial do tipo condilar (faz flexão / extensão; adução / abdução; circundução)
Ainda existem as articulações: carpometacárpica, intermetacárpica,metacarpofalangiana e interfalangiana.
Membros Superiores: