INTRODUCAO A ANATOMIA HUMANA 1
Professora Débora Dei Tos – Anatomia Humana
ANATOMIA- CONCEITO E INTRODUÇÃO AO ESTUDO
Anatomia é a ciência que estuda a constituição e o desenvolvimento dos seres vivos; a anatomia humana se restringe ao estudo do homem.
A palavra anatomia tem origem no grego (Ana= partes e tome= cortar). No grego antigo a noção se prendia ao ato de retalhar. A Palavra dissecar tem origem latina (dis= separar e secare= cortar), portanto significa cortar e separar em partes.
A anatomia estudada no cadáver é a base do conhecimento sobre o corpo humano, sendo o melhor meio para se ter informações sobre a estrutura do ser vivo. Assim mesmo, sem o cadáver se pode aprender muito com a observação, palpação. Uma visualização já permite que se imagine que estruturas estão por debaixo do tegumento de revestimento que está examinando; como por exemplo, na palpação da região ventral do antebraço, próximo ao polegar, pode-se avaliar a frequência cardíaca, sentindo a artéria pulsando.
HISTÓRIA DA ANATOMIA
Os primeiros esboços anatômicos foram verificados muito antes de Cristo, quando em cavernas foram deixados desenhos de animais.
O estudo da anatomia iniciou-se de maneira mais adequada pelos filósofos gregos, cientificamente os primeiros a sentir a necessidade de se estudar o corpo humano para melhor entendê-lo. Entre alguns estudiosos, destacam-se:
Empêndocles (480 a.C), que iniciou estudos da anatomia fetal, onde considerava que a cabeça seria a primeira parte a se desenvolver, no corpo humano.
Demócrito (460 a.C), considerado como louco pelas pessoas, pelo fato de passar várias horas e dias, dissecando animais.
Hipócrates (460-377 a.C), este sim, como médico, foi o primeiro estudioso a dar classificações e descrições sistemáticas do corpo humano; onde baseava-se em observações que ele mesmo fazia no vivo ou por deduções. Mesmo não dissecando nenhum cadáver, é considerado o fundador da anatomia humana.
Aristóteles (384-323 a.C), também fói um ícone importante para