Case Inicio
Marina Liz Freire Bogéa²
Raissa Muniz³
1. DESCRIÇÃO DO CASO
Empresário imobiliário de São Luís, o Sr. Pereira observou um novo empreendimento da Athivabrasil, o Chronos Residencial. Este edifício foi classificado, de acordo com a norma de desempenho disposta na NBR 15575/13 de julho de 2013, com o desempenho máximo.
A norma tem como o objetivo estabelecer que todos as edificações habitacionais sejam classificadas de acordo com o seu desempenho acústico, que varia entre mínimo, intermediário e superior. Ou seja, todos os projetos posteriores à vigência da lei vão ter que atender ao mínimo de desempenho.
Apesar de o projeto Chronos Residencial ter sido iniciado antes da data da lei, a Athivabrasil buscou o Instituto para que a edificação pudesse obter o selo máximo, com o maior desempenho, a fim de garantir o maior conforto e qualidade aos clientes.
A comprovação do desempenho e do ensaio é realizada pelo ITT (Instituto Tecnológico de Desempenho para a Construção Civil), para que o cliente possa exigir do imóvel comprado, se o mesmo está conforme o prometido no projeto, como o cumprimento do desempenho acústico.
A partir disso, o empresário Sr. Pereira observou que esse investimento em obter o melhor desempenho acústico pode ser uma grande oportunidade de negócios em São Luís. Diante disso, procurou o auxilio de arquitetos para auxilia-lo no projeto. Mas, seu objetivo é de modificar alguns apartamentos antigos que já havia adquirido, localizados no bairro da Lagoa da Jansen, para que pudessem ser vendidos com o desempenho superior.
Com isso, pediu com que os arquitetos pudessem analisar a possibilidade de atingir o desempenho acústico em uma edificação consolidade e o custo-benefício que lhe trará em relação à modificação e o valor da venda. A partir disso, o grupo de arquitetos resolveu se aprofundar no tema do desempenho acústico para decidir se aceitariam ou não o projeto.