Utilização e circulação no Minhocão - SP
O Elevado Costa e Silva corta a cidade de São Paulo no sentido Leste-Oeste passando, portanto, pelo centro da cidade e sendo um trecho muito movimentado. Por cima do mesmo passa diariamente uma quantidade grande de carros. Apesar de ser uma via expressa que em teoria permitiria o deslocamento de veículos em uma velocidade mais alta, acidentes são comuns assim como em qualquer outro trecho da cidade, porém por ser uma via elevada que não possui acostamento e/ou saídas frequentes, a paralização do trânsito é um fenômeno comum, causado também pelo congestionamento de áreas ligadas ao mesmo. A circulação de automóveis é cessada aos domingos, feriados, e das 21h30 às 6h30 nos dias úteis. Embaixo do Minhocão circulam automóveis em trânsito local.
Por sua localização central, naturalmente é servido por um número relativamente grande de linhas de ônibus – dezoito, que promovem uma integração com todas as regiões de São Paulo. Há um corredor de ônibus no trecho entre a Avenida General Olímpio da Silveira e o Largo Padre Péricles. Com relação ao metrô, possui a estação Marechal Deodoro, da linha 3 vermelha, sendo que o túnel passa por baixo do elevado entre o Largo do Arouche e a Barra Funda.
O Minhocão é ligado à ciclofaixa Paulista-Centro, servindo de lazer a ciclistas. Porém, só é útil para tais fins aos domingos, quando não há carros. Há um semáforo na Rua da Consolação que só é ligado aos domingos e feriados com a função de ajudar os ciclistas a chegar no local com segurança através da Praça Roosevelt. Apesar de ser uma ligação importante, não é útil para a mobilidade urbana, já que não contribui para a substituição de carros por bicicletas, visto que é impossível a circulação das mesmas em cima da via em dias de semana. Já aconteceram protestos pedindo pela sua abertura aos sábados também por parte de ciclistas ativistas.
Com relação à utilização do Elevado Costa e Silva por pedestres, esta também é inviável em dias úteis