Portfolio Urbanismo
Introdução
O objetivo desse portfólio é pensar como fazer urbanismo, tendo como objeto empírico o Elevado Costa e Silva, assim como registrar de modo crítico o aprendizado. Para isso deve-se levar em conta os fatos, os atores, as demandas, as intenções e as intepretações acerca do Minhocão. A base desse portfólio será as aulas, acompanhadas de leituras, pesquisas, visitas em campo, entre outros.
Anotações de Aula
Sola Morales
Para Sola Morales, o projeto urbanístico combina solo, edificação e infraestrutura.
O traçado viário é o elemento mais permanente da forma urbana, organizando o parcelamento, a circulação e as infraestruturas.
O parcelamento do solo é usado como forma de demarcar propriedade e como diferenciação do público e privado.
A edificação engloba a tipologia dos edifícios, os processos de produção e utilização das edificações, e os atores envolvidos.
Sola Morales divide os tipos de projetos urbanísticos e os classifica de acordo com a ordem na qual se deve a urbanização, o planejamento e a edificação.
Urbanização, Parcelamento e Edificação
O loteamento irregular se diferencia da favela no que diz respeito ao terreno: no loteamento irregular se pode comprá-lo, na favela só se compra o barraco, não o terreno. O loteamento consiste na divisão do solo, sem contar com infraestrutura e transporte.
Um exemplo de projeto urbanístico do tipo ensanche é a cidade de Barcelona, que foi primeiramente parcelada, já que era antes um território de caça, depois urbanizada e em seguida edificada.
No projeto urbanístico, o interior das quadras constituiria um pátio aberto arborizado.
Roberto Lobato Corrêa
O espaço urbano pode ser definido como a apropriação do espaço pelo capital e produto social de alguns interesses, segundo uma visão marxista.
Nesse contexto,