leasing
ADMINISTRAÇÃO
RENAN MANERICH DE SOUZA
ALEXANDRE AMÂNCIO
LEASING
1 INTRODUÇÃO
Iremos abordar sobre o tema “leasing” que se refere a uma fonte de financiamento denominada arrendamento mercantil, onde irá tratar dos riscos, garantias, vantagens, desvantagens, entre outros.
Podemos dizer que o recurso ao leasing, configura-se como uma fonte alternativa de financiamento para as empresas, uma vez que pode permitir a libertação dos meios dos ativos locados aos compromissos de pagamento das respectivas rendas.
2 LEASING
Uma das formas mais simples de leasing, podemos encontrar em Atenas, sobre as minas de propriedade dos Estados, era pago um valor anual ao Estado para a exploração da mina, pelos arrendatários e ainda poderiam ceder o direito de exploração. Porém existem autores que defendem sua origem no Império Babilônico, no Século XVIII a. C., com Hamurabi, considerado o primeiro legislador do mundo, regulamentado as relações comerciais e de propriedade, ainda à época dos Faraós.
As minas de ouro e de prata em Thaos e laurium, cidades gregas antigas, eram exploradas desta forma. Leasings, perpétuas em terras aráveis da península de Ática eram mencionadas em listas de propriedades por oradores gregos, aproximadamente 500 anos antes de Cristo.
Até nos dias de hoje, na Inglaterra, existem famílias que se utilizam do arrendamento, com suas terras, fruto do leasing utilizado durante o passado.
Nos EUA, o leasing foi implementado a partir de 1700, em Baltimore e Filadélfia, consolidado pelos colonos ingleses, daí derivando sua forma atual.
Empresas como Xerox, IBM e Bell Telephone System, a partir de 1900, cresceram muito com a utilização do leasing.
A evolução do leasing variou de País para País, dependendo de sua cultura, história e costumes. No Brasil, as primeiras operações se deram em 1967, em pleno regime militar