Leasing
1 O que é o leasing
2 Para que serve o leasing
3 Formas de leasing
4 Tipos de contrato de Leasing
5 Vantagens e Desvantagens do Leasing
6 Bibliografia
7 Ligações externas
Introdução
O tema escolhido para essa pesquisa será Leasing Financeiro (Equipamento para empresa).Tendo como delimitação de estudo como adquirir um financiamento junto a um banco tendo em vista os pós e contra na aquisição deste serviço bancário.
Nesse sentido, pode-se iniciar essa investigação a partir da análise do conceito do que é um Leasing
1 . O que é Leasing?
Leasing é um sistema de arrendamento mercantil, ou seja, de aluguel com opção de compra. A prática do leasing é utilizada principalmente para a aquisição de veículos novos. As principais vantagens em relação às outras opções de financiamento são as taxas de juros menos e a isenção do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
Apesar de se parecer com um financiamento convencional, o contrato de leasing pode esconder algumas surpresas.
Na maioria dos casos, as empresas não fornecem uma via ao cliente. A “opção de compra”, na prática não existe, quem adere aos sistemas de leasing já está optando por comprar o bem. O que as empresas denominam “entrada” é, na verdade, uma parte do valor correspondente à opção de compra do bem, chamado de VRG (Valor Residual Garantido). Nas parcelas, além do aluguel é embutida uma parte desse resíduo. Em um contrato de arrendamento mercantil, a operadora deve oferecer todas as opções de pagamento do VRG ao cliente: no início, no final ou embutido nas parcelas do aluguel.
Não há nenhum parâmetro definido para a determinação do VRG. Dependendo da instituição financeira, pode atingir até 90% do valor do bem. Portanto, antes de aderir ao sistema de leasing você deve comparar o total a ser pago (VRG + aluguéis mensais) com outras formas de financiamento disponíveis no mercado. Outra dica, é verificar se o VRG está totalmente embutido