projeto para o elevado costa e silva
Arquitetos que venceram prêmio da prefeitura criticam possível demolição da via
A dupla de arquitetos Juliana Corradini e José Alves, vencedora de um prêmio promovido em 2006 pela Prefeitura de São Paulo sobre soluções para o elevado Costa e Silva, conhecido como Minhocão, criticou proposta do prefeito Gilberto Kassab (DEM) de demolir a ligação leste-oeste da cidade. Para eles, simplesmente acabar com o Minhocão seria um “desperdício”.
Qual a sua opinião sobre a possível demolição?
Nesta quinta-feira (6), Kassab defendeu que a demolição conste no projeto Operação Urbana Lapa-Brás que a prefeitura escolherá nos próximos meses. O objetivo é revitalizar a área. A licitação [concorrência entre empresas] para escolha do projeto só deve ser aberta após consulta pública, o que deve ocorrer em um mês por meio do site da secretaria de Desenvolvimento Urbano.
O Novo Elevado
1º Prêmio - PRÊMIO PRESTES MAIA DE URBANISMO – UMA CICATRIZ CORTA A CIDADE: SOLUÇÕES PARA O ELEVADO COSTA E SILVA (MINHOCÃO), São Paulo, SP - 2006
1º Prêmio - 7ª BIENAL INTERNACIONAL DE ARQUITETURA DE SÃO PAULO - 2007
Exposto na 10ª Bienal de Veneza, 2006
O Minhocão será transformado em uma inédita estrutura urbana e instituirá uma outra conexão entre a cidade e o seu entorno, entre os edifícios e sua implantação, interagindo com as condições existentes, complementando as redes de tráfego, o espaço cheio e o vazio. Ressurgirá sob novas formas de engenharia, de arquitetura e de espaços urbanos cuja expressão e representação será única e notável no contexto da cidade de São Paulo.
Manteremos o Elevado de pé, com sua função atual de conexão viária leste-oeste, porém propondo uma nova topografia que surgirá como uma experiência para diversificar a velocidade do fluxo atual desta construção tão bruta e odiada, transformando-o em um contemporâneo arcabouço pelo acoplamento de uma nova estrutura metálica