Óxidos: propriedades, nomenclatura e aplicações
Dióxido de carbono (CO2)
- É um gás incolor, inodoro, mais denso que o ar. Não é combustível e nem comburente, por isso, é usado como extintor de incêndio.
- O CO2 não é tóxico, por isso não é poluente. O ar contendo maior teor em CO2 que o normal (0,03%) é impróprio à respiração, porque contém menor teor em O2 que o normal.
Monóxido de carbono (CO)
- É um gás incolor extremamente tóxico. É um seríssimo poluente do ar atmosférico.
- Forma-se na queima incompleta de combustíveis como álcool (etanol), gasolina, óleo, diesel, etc.
Dióxido de enxofre (SO2)
- É um gás incolor, tóxico, de cheiro forte e irritante.
- Forma-se na queima do enxofre e dos compostos do enxofre:
S + O2 (ar) ⇒ SO2
Dióxido de nitrogênio (NO2)
- É um gás de cor castanho-avermelhada, de cheiro forte e irritante
, muito tóxico.
- Nos motores de explosão dos automóveis, caminhões, etc., devido à temperatura muito elevada, o nitrogênio e oxigênio do ar se combinam resultando em óxidos do nitrogênio, particularmente NO2, que poluem a atmosfera.
A nomenclatura dos óxidos pode ser feita usando o termo óxido seguido da preposição de e do nome do elemento ligado ao oxigênio:
Óxido de ........................... nome do elemento
Exemplos:
K2O – óxido de potássio
Al2O3 – óxido de alumínio
CaO – óxido de cálcio
AgO – óxido de prata
Aplicações de alguns dos principais óxidos:
Dióxido de carbono (CO2): O gás carbônico é encontrado nos refrigerantes e na água mineral gaseificados. Ele reage com a água fazendo com que o meio fique ácido, daí o porquê dos refrigerantes serem ácidos.
Peróxido de hidrogênio (H2O2): É um líquido incolor que pode explodir violentamente se for aquecido e, justamente por isso, é utilizado na projeção de foguetes.
Este composto também é conhecido como “água oxigenada”, aquela usada para clarear pelos e cabelos. A solução aquosa concentrada a 3% de peróxido de hidrogênio é