Funções Inorgânicas
Funções inorgânicas são grupos em que se classificam os compostos inorgânicos isto é, compostos que não contêm carbono. As principais funções químicas são os ácidos, as bases, os sais e os óxidos.
Ácidos
Definição: São compostos covalentes que reagem com água (sofrem ionização), formando soluções que apresentam como único cátion o hidrônio, H3O1+ (ou o cátion H1+).
Propriedades:
Sabor ácido
Presença do elemento hidrogênio em sua fórmula:
Formação de sal e água quando reagem com bases:
Liberam hidrogênio quando reagem com metais:
Condutores de corrente elétrica
Classificação: Os ácidos podem ser classificados de acordo com sua força ácida e quanto ao número de hidrogênio ionizável.
Quanto ao número de hidrogênios ionizáveis são eles:
Monoácidos
Diácidos
Triácidos
Tetrácidos
Quanto à força ácida:
Acido forte
Acido semiforte
Acido fraco
Nomenclatura: Primeiro é preciso classificar o ácido, que é dividido em dois grupos:
• ácidos sem oxigênio: hidrácidos;
• ácidos com oxigênio: oxiácidos.
Hidrácidos: nos ácidos sem oxigênio a nomenclatura é bem simples, sendo assim, os nomes dos hidrácidos são formados acrescentando-se a terminação ídrico às primeiras letras do nome do elemento químico.
Oxiácidos: A nomeação destes ácidos é dada a partir das reações de ionização dos mesmos. aplicações: Os ácidos se fazem muito presentes em nosso cotidiano, estão presentes até mesmo na nossa alimentação, como por exemplo, nas frutas cítricas encontramos os ácidos cítrico e ascórbico (vitamina C). Ele também é usado na fabricação de papel, corantes, explosivos e é utilizado nos fertilizantes, entre outros.
Bases
Definição: São compostos capazes de se dissociar na água liberando íons, mesmo em pequena porcentagem, dos quais o único ânion é o hidróxido, OH1-.
Propriedades:
Possuem sabor amargo ou adstringente.
Causam mudança de cor nos indicadores ácido-base;
Quando fundidos ou em solução aquosa, conduzem corrente elétrica;
São, em sua maioria, corrosivos;