Funções inorgânicas
Em um breve resumo
A Química Inorgânica foi subdividida em funções para facilitar seu estudo. As funções inorgânicas apresentam características químicas semelhantes, isto é, determinadas características comuns que fazem com que, os produtos classificados na mesma função apresentam reações químicas semelhantes, facilitando assim a compreensão da química. São 4 as funções da química inorgânica: ácidos, bases ou hidróxidos, sais e óxidos. Apresentaremos a seguir um resumo das características de cada uma das funções.
Função Inorgânica é o nome dado a um conjunto de compostos inorgânicos que apresentam características químicas semelhantes. As principais funções inorgânicas são os ácidos, bases, óxidos e sais (haleto, sulfeto, iodeto).
Química inorgânica ou química mineral é o ramo da química que estuda os elementos químicos e as substâncias da natureza que não possuem o carbono coordenados em cadeias, investigando as suas estruturas, propriedades e a explicação do mecanismo de suas reações e transformações.
Os materiais inorgânicos compreendem cerca de 95% das substâncias existentes no planeta Terra.
As chamadas "substâncias inorgânicas" que servem de foco de estudo para a química inorgânica, são divididos em 4 grupos denominados como "funções inorgânicas". São eles:
*Ácidos
*Bases ou hidróxidos
*Sais
*Óxidos
Ácidos
Ácido, no âmbito da química, é um composto capaz de transferir prótons (H+) numa reacção química – por tal pode ser chamado também de "doador de próton".
Numa solução aquosa pode reagir com a molécula de água formando o íon oxônio (ou Hidrônio, H3O+), diminuindo assim o pH da solução.
Ácidos também reagem com bases para formar sais numa reacção de neutralização. Sendo assim as bases são os análogos opostos aos ácidos.
Características
* Estado físico: líquido
* Conduz eletricidade quando em meio aquoso
* Sabor: azedo; amargo
* Cor: incolor
* Odor: asfixiante
*