Projeto Político Pedagogico
Para entender melhor a amplitude e a importância do Projeto Político Pedagógico e sua construção, é preciso saber que ele busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente.
O projeto político-pedagógico é o fruto da interação entre os objetivos e prioridades estabelecidas pela coletividade, que estabelece, através da reflexão, as ações necessárias à construção de uma nova realidade. É um trabalho que exige comprometimento de todos os envolvidos no processo educativo: professores, equipe técnica, alunos, seus pais e a comunidade como um todo, para que seu êxito seja assegurado de acordo com a realidade da escola.
Deve haver uma comunicação de forma clara para que todos os envolvidos no processo possa entendê-lo de forma clara e objetiva. Essa prática de construção de um projeto, deve estar amparada por concepções teóricas sólidas e supõe o aperfeiçoamento e a formação de seus agentes. Só assim serão rompidas as resistências em relação as novas práticas educativas. Os agentes educativos devem sentir-se atraídos por esta proposta, para terem uma postura comprometida e responsável.
Definida sua postura, a escola vai trabalhar no sentido de formar cidadãos conscientes, capazes de aprender e criticar a realidade, atuando na busca da superação das desigualdades e do respeito ao ser humano. Quando a escola assume a responsabilidade de atuar na transformação e na busca do desenvolvimento social, seus agentes devem empenhar-se na elaboração de uma proposta para realização desse objetivo. Essa proposta ganha força na construção de um projeto político-pedagógico.
A escola é responsável pela promoção do desenvolvimento do cidadão, cabe a ela definir-se pelo tipo de cidadão que deseja formar, de acordo com sua visão de sociedade. Cabe também a