Sais óxidos ácidos e bases
Ácidos: Um elemento pode ser considerado um ácido com tem em sua composição o cátion H+. O cátion H+ sempre aparece no começo do começo da função.
Em contato com a água, os ácidos sofrem ionização e formam soluções de um único cátion, chamado hidrônio.
Exemplos:
H2SO4 → H3O1+ + HSO4- ou H2SO4 → H1+ + HSO4-
HCl → H3O1+ + Cl1- ou HCl → H1+ + Cl1-
Características: Tem sabor azedo. O limão, por exemplo, é azedo porque contém ácidos do cítrico. Conduzem bem a eletricidade quando a solução. Por exemplo, para realizar a eletrólise (ou quebra de molécula por corrente elétrica) da água, fazemos passar uma corrente elétrica por uma porção de água acidulada, pois a água pura não é boa condutora de eletricidade. Alteram a cor dos indicadores. Reagem com os hidróxidos (bases), produzindo sal e água.
Principais Ácidos: Ácido Sulfúrico (H2SO4), Ácido Fluorídrico (HF), Ácido Clorídrico (HCl), Ácido Cianídrico (HCN), Ácido Carbônico (H2CO3), Ácido fosfórico (H3PO4), Ácido Acético (H3CCOOH) e Ácido Nítrico (HNO3).
Principais Produtos e Aplicações: * Ácido Clorídrico (HCl): Impuro é comercializado com o nome de ácido muriático e é usado principalmente na limpeza de pisos ou de superfícies metálicas antes da soldagem. Componente do suco gástrico, possui um pH adequado para a ação das enzimas digestivas gástricas. * Ácido Fluorídrico (HF): Tem a propriedade de corroer o vidro, por isso, é usado para fazer gravações em vidros e cristais. * Ácidos Sulfúrico (H2SO4): Usado nas baterias de automóvel, na fabricação de corantes, tintas, explosivos e papel. É também usado na indústria de fertilizantes agrícolas, permitindo a fabricação de produtos como o sulfato de amônio. * Ácido Nítrico (HNO3): Usado na fabricação de explosivos como o trinitrotolueno (TNT) e a nitroglicerina (dinamite). É muito útil para a indústria de fertilizantes agrícolas, para obter o salitre. * Ácido Cianídrico (HCN):