ácidos, óxidos sais e bases
INTRODUÇÃO
Com o avento de novas tecnologias, o estudo da química tem sido efetuado de forma a contribuir para a descoberta de muitas substâncias. Com isso, faz-se necessária a ramificação no que concerne a classificação de tais substâncias descobertas para facilitar seu estudo e compreensão de suas características. Para isso, as substâncias devem ser agrupadas, dependendo de uma série de parâmetros, de acordo com suas características físicas e químicas em espécies de famílias, assim como ocorre com a organização dos elementos na Tabela Periódica. Tal forma de organização permite facilitar o seu estudo bem como compará-las com outras substâncias.
Portanto, as famílias nas quais as substâncias são agrupadas são as Funções Químicas, que abrangem todas as substâncias que possuem propriedades funcionais comuns entre si. Dependendo da classe de compostos que é alvo de estudos, as funções podem pertencer à Química Orgânica ou à Química Inorgânica. Na Química Orgânica existem variadas funções, dentre elas, alcoóis, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, entre outras. As substâncias pertencentes a cada família são classificadas de acordo com a presença do grupo funcional que possuem. Já na Química Inorgânica, também ocorre à segregação das substâncias em classes de compostos que possuem características em comum. As principais funções da Química Inorgânica são os Ácidos, as Bases, os Sais e os Óxidos. Tais funções serão alvo de estudo no presente trabalho.
Desenvolvimento
Ácidos: São compostos covalentes que reagem com água (sofrem ionização), formando soluções que apresentam como único cátion o hidrônio, H3O1+ (ou, conforme o conceito original e que permanece até hoje para fins didáticos, o cátion H1+).
Exemplos: H2SO4 → H3O1+ + HSO4- ou H2SO4 → H1+ + HSO4-
HCl → H3O1+ + Cl1- ou HCl → H1+ + Cl1-
Ácidos principais: Ácido Sulfúrico