Acidos , Sais , Bases e Oxidos
O presente trabalho tem como objetivo demonstrar e organizar informações e dados obtidos mediante prática realizada em laboratório, sobre os compostos químicos, ácido e base, sais e óxidos.
Verificar algumas propriedades funcionais dos ácidos e bases, verificar experimentalmente que metais menos nobres (mais reativos) deslocam os mais nobres (menos reativos) dos compostos em relação entre metais e soluções iônicas, verificar experimentalmente algumas propriedades dos halogênios.
Os metais estão colocados na fila de reatividade química, em ordem decrescente de reatividade ou em ordem crescente de nobreza.
Quanto maior for à reatividade (eletro positividade) de um metal, maior será a sua capacidade de doar elétrons.
Nas reações químicas os halogênios apresentam propriedades oxidantes, recebendo 1 elétron. Suas propriedades redutoras apresentam-se muito fracas. A atividade oxidante dos halogênios aumenta com a diminuição do raio atômico, sendo o flúor o oxidante mais forte. O iodo, em comparação com os outros halogênios, é um redutor mais forte
. Uma análise química depende de vários fatores, que se não forem postos em consideração poderão acarretar incorreção dos resultados ou em uma análise inapropriada ou desperdício de reagentes.
Ácidos
São compostos covalentes que reagem com água (sofrem ionização), formando soluções que apresentam como único cátion o hidrônio, H3O1+ (ou, conforme o conceito original e que permanece até hoje para fins didáticos, o cátion H1+).
Exemplos:
H2SO4 → H3O1+ + HSO4- ou H2SO4 → H1+ + HSO4-
HCl → H3O1+ + Cl1- ou HCl → H1+ + Cl1- Ácidos principais: Ácido Sulfúrico (H2SO4), Ácido Fluorídrico (HF), Ácido Clorídrico (HCl), Ácido Cianídrico (HCN), Ácido Carbônico (H2CO3), Ácido fosfórico (H3PO4), Ácido Acético (H3CCOOH) e Ácido Nítrico (HNO3).
Acído Sulfúrico: H2SO4: Líquido incolor, viscoso e oxidante. Densidade de 1,84g/cm3. Ao diluir o ácido