Sais, óxidos, ácidos e bases
1 - Introdução
Nessa pesquisa, apresentamos as informações básicas que, no ponto de vista acadêmico, é o mínimo que uma pessoa deve saber. Apresentamos informações sobre ácidos, Bases – também conhecidas como hidróxidos -, Sais e Óxidos. Uma pesquisa simples, porém, ao mesmo tempo, completa e muito informativa. Uma pesquisa que qualquer pessoa ficaria feliz em ler. Afinal, apresentamos fatos que, pelo menos a maioria da população, não sabe, como: para que são usados os ácidos? Você sabia que ácidos, bases, sais e óxidos são usados diariamente no nosso cotidiano, sem que soubéssemos? Pois bem, convidamos você, caro leitor, a ler está pesquisa. Tenho certeza que saberás de coisas que nem imaginava. Viajará num outro mundo, no mundo do conhecimento e da informação. Delicie-se com o conhecimento!
WILKE, Jhon Wellington.
2. Ácidos
São classificados como “ácido”, todas as substâncias que podem liberar íons (H+) quando forem diluídas em água (chamada de solução aquosa). Por isso, a maioria desses compostos terá o “H” iniciando a sua formula:
HCl = Ácido Clorídrico > H+Cl-
HNO3 = Ácido Nítrico
H2SO4 = Ácido Sulfúrico
Por causa da liberação de Íons, os ácidos conduzem eletricidade. Os indicadores químicos, que são substâncias que mudam de cor de acordo com a acidez do meio, são muito utilizados em laboratório, como a Fenolftaleína, que fica vermelha em meio básico, e incolor em soluções aquosas. A acidez de um meio é definida pelo pH.
Um ácido é considerado forte quando libera o máximo de íons H+ e não os absorve novamente. Exemplos destes são o HCl e o H2SO4, este último está presente nas chuvas ácidas, que causam a corrosão de monumentos e prédios nos centros urbanos. Ácidos fracos liberam poucos íons H+, porém entram em equilíbrio químico (os íons se juntam formando a substância novamente).
Além disso, temos os tipos de ácidos:
Ácido Acético: É um líquido incolor,