Curta Ilha das Flores
“Ilha
Das
Flores”
Escola Estadual Minas Gerais
Trabalho sobre o curta “Ilha das flores”
1- O que “lhe diz” o nome do filme, em relação ao que se vê ?
Quando falamos ilha das flores logo vem a ideia de beleza, mais não é isso que vimos no curta, e essa ideia de beleza é tão contrariada que as pessoas que lá vivem são tão humilhadas a ponto de serem abaixo do nível dos porcos.
2- Quais as ideias principais do filme?
Mostra que as pessoas são muito dependentes do dinheiro, mostra também a superioridade dos ricos para os desfavorecidos.
3- Que recursos o diretor do filme usou para transmitir suas ideias?
Ele via repetitivamente essas cenas tristes.
4- No início do filme aparecem as seguintes afirmações:
“Ilha das Flores”, “este não é um filme de ficção”
“existe um lugar chamado Ilha das Flores/Deus não existe”
Já nos créditos finais apresenta-se estas:
“Este filme na verdade foi feito por Jorge Furtado.”, “A casa de dona Nete na verdade pertence a Mercedes e Glibert Assis Brasil.”
“A fabrica de perfume na verdade é o laboratório do colégio Anchieta dos marinheiros, município de Porto Alegre, a 2km da Ilha das Flores o resto é verdade. Porto Alegre 1989”
O que o diretor quis dizer com essas afirmações?
Com as afirmações iniciais ele quis dizer que, isso infelizmente não era invenção, que existia. E por o lugar ser tão ruim, Deus não existia por deixar toda essa miséria acontecer. Com as afirmações finais ele destacou que o que fora mentira do que ele tinha dito no inicio, era bem menor do que o resto do filme que era infelizmente verdade.
5- O que vocês entenderam dos seguintes trechos:
(Trecho A) “o telencéfalo altamente desenvolvido combina com a capacidade de fazer o movimento de pinça com os dedos deu ao ser humano a possibilidade de realizar uns sem números de melhoramentos em seu planeta ,entre eles...(imagem da bomba atômica)...cultivar tomates...
Que os seres humanos