Resumo Do Curta Ilha Das Flores
RESUMO
Ilha das flores é um curta dirigido por Jorge furtado que narra à trajetória de um tomate, utilizando uma linguagem enciclopédica e retomando enunciados já expostos varias vezes consegue transmitir a mensagem a qual se propôs de forma simples.
Ilha das flores é um local em porto alegre destinado ao deposito de lixo. O curta conta a trajetória de um tomate desde a colheita até o descarte por uma dona de casa e sua chegada ao lixão.
A crítica feita em relação à pobreza, exclusão e fome mostra claramente que a situação vivida no período da produção do documentário não é diferente da realidade atual. Demonstra seres humanos numa condição abaixo dos porcos, colocando a questão da exclusão ocasionada pelo sistema capitalista, narrado no documentário da seguinte forma; “o que coloca os seres humanos da ilha das flores depois dos porcos na prioridade de escolha é o fato de não terem dinheiro nem dono”.
ANÁLISE DO VÍDEO
O tema tratado no referido documentário a respeito das desigualdades e a exclusão social ocasionada pelo modo de produção capitalista, embora retratado de modo simples no curta, é de uma complexidade elevada, sendo no decorrer da historia discutida por grandes pensadores como Karl Marx e Max Weber.
A pobreza, fruto das desigualdades existentes nas sociedades coloca os seres humanos em situações muitas vezes degradantes como a mostrada no vídeo, onde os mesmos estariam em uma condição abaixo dos porcos que de forma irônica essa situação se daria pelo fato de não terem dinheiro nem dono. Segundo Quintaneiro “o trabalhador e suas propriedades humanas só existem para o capital. Se ele não tem trabalho, não tem salario, não tem existência” (QUINTANEIRO,2011,p.51). O sistema capitalista exclui por natureza aqueles que não participam da produção para a manutenção do mesmo, assim ocorre com aqueles moradores de ilha das flores, que pelo fato de não conseguirem vender sua força de trabalho e como consequência não possuírem