Trabalho Opera Oes
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
DISCIPLINA DE QUÍMICA ANALÍTICA l
MONISE HILÁRIO EDUARDO
FLOTAÇÃO
CRICIÚMA, 15/12/2009
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
DISCIPLINA DE QUÍMICA ANALÍTICA l
MONISE HILÁRIO EDUARDO
FLOTAÇÃO
Trabalho realizado na disciplina de Operações Unitárias I, do curso de Engenharia Química, 6ª fase, solicitado pelo professor José Alfredo D. da Costa.
CRICIÚMA, 15/12/2009
1. INTRODUÇÃO
A flotação consta em separar misturas heterogêneas sólidas com densidades diferentes através de uma densidade intermediária, que no caso a mais comum e mais utilizada, é a água. A flotação é um método de separação de misturas. Trata-se de uma técnica de separação muito usada na indústria de minerais, na remoção de tinta de papel e no tratamento de esgoto, entre outras utilizações. A técnica utiliza diferenças nas propriedades superficiais de partículas diferentes para as separar. As partículas a serem flotadas são tornadas hidrofóbicas pela adição dos produtos químicos apropriados. Então, fazem-se passar bolhas de ar através da mistura e as partículas que se pretende recolher ligam-se ao ar e deslocam-se para a superfície, onde se acumulam sob a forma de espuma. Em resumo, a flotação é um processo de separação de sólido-líquido, que anexa o sólido à superfície de bolhas de gás fazendo com que ele se separe do líquido.
2. FLOTAÇÃO
A flotação é uma técnica de separação de misturas que consiste na introdução de bolhas de ar a uma suspensão de partículas. Com isso, verifica-se que as partículas aderem às bolhas, formando uma espuma que pode ser removida da solução e separando seus componentes de maneira efetiva. O importante nesse processo é que ele representa exatamente o inverso daquele que deveria ocorrer espontaneamente: a sedimentação das partículas. A ocorrência do fenômeno se deve à tensão superficial do meio de