Ocorrencia de processos
Um processo computacional ou simplesmente processo pode ser entendido como uma atividade que ocorre em meio computacional, usualmente possuindo um objetivo definido, tendo duração finita e utilizando uma quantidade limitada de recursos computacionais.
Simplificando, podemos entender um processo como um programa em execução, o que envolve o código do programa, os dados em uso, os registradores do processador, sua pilha (stack) e o contador de programa al´em de outras informações relacionadas a sua execução. o processador executa um programa durante um pequeno intervalo de tempo, para depois executar outro programa por outro pequeno intervalo de tempo e assim sucessivamente.
b) Ocorrência de processos
Como cada processo precisa de recursos para ser executado e concluído, a ocorrência de processos significa a utilização de recursos do computador. Sendo assim, para que um sistema operacional possa cumprir com seu papel de gerente de recursos de um sistema computacional é fundamental um entendimento mais profundo dos processos computacionais e de suas particularidades.
Um critério muito importante de análise dos processos computacionais é aquele que considera os processos segundo sua ocorrência, isto é, a observação de seu comportamento considerando o tempo. Neste caso teríamos os seguintes tipos de processos:
Sequenciais- São aqueles que ocorrem um de cada vez, um a um no tempo, serialmente, como que de forma exclusiva. Paralelos - aqueles que, durante um certo intervalo de tempo, ocorrem simultaneamente, ou seja, aqueles que no todo ou em parte ocorrem ao mesmo tempo. c) ESTADOS DOS PROCESSOS
Dado que um processo pode ser considerado como um programa em execução, num sistema computacional multiprogramado poderíamos identificar três estados básicos de existência de um processo:
Pronto (Ready) Situação em que o processo está apto a utilizar o processador quando este estiver disponível. Isto significa que o