Notas E Apontamentos SO
Um computador sem seu software não é capaz de armazenar, processar e recuperar informação, encontrar erros de sintaxe de textos, executar uma imensa variedade de jogos eletronicos e fazer que seus usuários realizem atividades bastante produtivas. O Software de um computador pode ser dividido, em duas categorias, os programas de sistema, que gerenciam a operação do própio computador, e os programas de aplicação, que resolvem problemas para seus usuários. O mais importante dos programas de sistema é o sistema operacional, que controla todos os recurso do computador, e fornece a base sobre a qual os programas aplicativos são escritos (vide Fígura1.1).
Um sistema do computador moderno é composto0 por um ou mais processadores, uma certa quantidade de memória principal, terminais, discos magnéticos, interfaces de rede e um conjunto de dispositivos de entrada/saída. Programar levando em conta todos estes componentes é uma tarefa muito complexa, razão pela qual foi colocada uma camada de software em cima do hardware, para gerenciar todos os componentes do sistema, apresentado-o ao usuário com uma interface muito simples de entender e de programar, tal interface é conhecida como máquina virtual e a camada de software construída sobre o hardware é o sistema operacional.
Figura 1.1. Um sistema de computador, composto de hardware, programas de sistema e programas de aplicação.
- dispositivos físicos: chips de circuitos integrados, fios, fontes de alimentação, tubos de raios catódicos, etc.
- microcódigo: software primitivo que controla os dispositivos físicos, chamados de interpretadores, os quais se disp utilizam de uma linguagem de máquina para procurar as instruções de máquina na memória principal.
- linguagem de máquina: 50 a 300 instruções (realizam operações aritméticas e compara valores. Os dispositivos de
E/S são controlados pelos, registradores de dispositivos ( p.ex. disco, guarda-se os valores do endereço inicial no disco e na memória principal de