Resumo “ilha das flores”
Ilha das Flores é um curta-metragem que se passa em Porto Alegre, o qual mostra a princípio de forma engraçada, devido a forma explicativa em tom de enciclopédia, os seres humanos, os animais, o dinheiro e o tomate.
Antes de ser revelado o verdadeiro propósito do curta, é exibido um japonês que possui uma plantação de tomate. Esses tomates são vendidos para o supermercado, que por sua vez são comprados pela Net, uma senhora de família, que vende perfumes. Todos esses aspectos são salientados pela troca e pelo dinheiro envolvido. O tomate comprado servirá para o molho na carne de porco que a Net servirá de almoço para sua família. Um desses tomates Net julga não estar bom o suficiente para sua refeição e o joga no lixo. Este lixo como os demais são depositados na Ilha das Flores.
Na Ilha existe uma criação de porcos, onde seu dono recebe diariamente o lixo, o qual é separado por seus empregados. O lixo considerado de origem orgânica, como por exemplo o tomate, é dado aos porcos como alimento, e aquilo que foi considerado impróprio para a alimentação dos porcos são disponibilizados para o seres humanos que ali sobrevivem.
Podemos concluir com este curta que mesmo os seres humanos que são seres pensantes, por não possuir moeda de troca, são colocados abaixo dos porcos. A intenção é ressaltar a desigualdade social e a condição desumana que algumas famílias vivem, onde se alimentam com os restos dos porcos e estão sujeitos a todo tipo de doença. E para finalizar, é chamada atenção para o fato de que o ser humano é livre, mas acredito que liberdade onde há falta de atitude e impotência não tem o menor