O hipertexto no curta “ilha das flores
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES
O HIPERTEXTO NO CURTA “ILHA DAS FLORES
ALUNO: João Knijnik
PROFESSORA: Maria Dora Genis Mourão
DISCIPLINA: A influência das novas tecnologias na linguagem cinematográfica com forma de expressão
USP
1998
1.INTRODUÇÃO
ILHA DAS FLORES (IF) teve sua estréia no Festival de Gramado de 1989. O filme apareceu como uma bomba, um filme impacto. Foram 5 minutos de aplausos emocionados, causando comoção entre os presentes e arrebatando vários prêmios, inclusive de Melhor Curta Nacional, os Prêmios da Crítica e do Público. O reconhecimento atravessou fronteiras, com prêmios em 2 importantes festivais internacionais: Clermont-Ferrand e Berlim. IF logo entrou na lista de um dos 500 melhores curta-metragens da história do cinema.
IF faz parte do desenvolvimento das linguagens dos meios audiovisuais, que começa com os mágicos e ilusionistas do passado, passa pela invenção do cinema no final do século passado e desemboca neste final de século com a TV, o computador e as novas tecnologias que vem se desenvolvendo em velocidade estonteante, em todas as áreas do conhecimento, modificando comportamentos, transformando a sensibilidade do homem e trazendo uma ampla gama de possibilidades na expressão audiovisual. IF é fruto deste momento de transformação. Em apenas 13 minutos causa inúmeras reflexões sobre os mais variados assuntos da nossa época. A forma com que tratamos as imagens em profusão certamente é um dos assuntos expostos.
IF se orienta, com muita propriedade, pelos grandes mestres do cinema. Aqui vamos expor 2 grandes vertentes que desenharam um caminho por onde IF passa: o cinema de Eisenstein e o cinema de Orson Welles. Estas influências vão nos permitir desenvolver algumas reflexões a respeito das novas tecnologias influindo na linguagem cinematográfica, isto é, influindo em IF.
2. O CINEMA DOS CRÂNIOS RACHADOS
Eisenstein é um cineasta russo que, a partir da década