Joao
ICH- CURSO DE PSICOLOGIA / CAMPUS PARAISO
Atividade complementar
Nome: Priscila Buccini Silva
RA: A517IG-4 Semestre/Período: 4º semestre/Matutino
Visto do monitor: Data:
Título da atividade: Leitura Livro Data da realização: 15/9/2011.
Título do Artigo: Natascha Kampusch 3096 Dias.
Síntese/Argumentação
O Livro conta a história de Natascha Kumpusch que foi seqüestrada e mantida em cativeiro por oito anos. Quando Natascha tinha 10 anos, em 2 de março de 1998, ela foi sequestrada enquanto estava indo para a escola e só conseguiu fugir em 23 de agosto de 2006.
O sequestrador foi a única pessoa com quem ela conviveu durante 3096 dias. Era quem a alimentava, dava presentes e livros, mas também era quem a maltratava fisicamente e psicologicamente.
Argumentação baseada em fundamentos teóricos
Natascha acabou se afeiçoando ao seu sequestrador por que era o único contato que ela pôde ter durante oito anos, quando somos crianças aprendemos a ser amados geralmente por nossos pais, para que depois com o tempo possamos ter afeto pelos outros estabelecendo relações sociais (Yano, 16/9/2011 sala de aula).
Por este motivo natascha mantinha um bom relacionamento com seu sequestrador para se esquivar de mais agressões, ela sofreu muitos abusos físicos, era constantemente agredida e ameaçada caso tentasse fugir, por esse motivo ela se comportava de maneira adequada e respeitosa, para não sofrer mais punições, estímulos que se tornaram aversivos para ela, como não conseguirá fugir dessas continuas agressões e já sabia como seria as consequencias caso não obedecesse, se prevenia se esquivando para poder ter um “bom convívio”.
Para uma analise comportamental é necessário que o psicólogo avalie o contexto, o estimulo que antecede, ou seja, o passado e