Relação entre o curta, ilha das flores e fatos sociais
2. Quais os elementos do pensamento marxista podem ser observados no filme?
3. Relacionando os argumentos do filme e do texto, explique: Porque o capitalismo ou as relações de produção podem ser consideradas transitórias?
1-O argumento principal do filme é de como o capitalismo gera desigualdade, mostrando desde as raízes de como a busca pelo lucro impede o ideal de bem estar da sociedade,aumentando a desigualdade.
2-Luta de classes, exploração de trabalhadores e dos seres humanos pela burguesia com origem na criação da propriedade privada e dos meio de produção,mas Marx acredita que é essa sociedade capitalista como a mostrada no filme é transitória, e ainda vai sofrer muitas alterações,ele vê a revolução com bons olhos.
Contradição, enquanto uns tem muito e cada vez ficavam mais ricos e os pobre mais pobres.
3-
Pensar que as relações vão mudando, as relações que estabelecemos
Porque a exploração dos trabalhadores como, por exemplo, grande jornada de trabalho, crianças e mulheres grávidas trabalhando, gera revolta e rebelação dos trabalhadores, ele acredita que é transitória porque a revolução busca mudar o sistema e busca a igualdade.
No filme é ressaltado que os homens são livres, e Marx considerava que a classe operária podia ser revolucionária pois é a classe que não está amarrada a empecilhos de propriedade, privada, que cresce com o desenvolvimento do capitalismo e que, portanto, é capaz de superar o capitalismo e de dirigir as massas trabalhadoras para o socialismo.
Classe em si, e classe para si. É preciso ter a consciência da exploração. Não só fazer