Atendimento pre hospitalar movel
A contribuição da educação física no desenvolvimento da psicomotricidade para crianças de seis anos.
OBEJTIVO GERAL
O presente trabalho pretende evidenciar a importância da psicomotricidade na educação física infantil.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Pesquisar sobre o desenvolvimento psicomotor infantil.
Relatar as contribuições do professor de educação física para a problemática da dificuldade motora, através de jogos psicomotores envolvendo raciocínio lógico.
Apresentar sugestões de exercícios possíveis de serem trabalhados pelo professor de educação física nas possíveis e presentes dificuldades psicomotoras.
JUSTIFICATIVA
Os efeitos do brincar começam a ser investigados por pesquisadores que consideram a ação lúdica, uma maneira de a criança compreender o pensamento. Portanto o brincar implica uma relação cognitiva e representa a potencialidade para interferir no desenvolvimento infantil, alem de ser um instrumento para a construção do seu esquema corporal. Os jogos motores permitem, ainda, aprender a lidar com as emoções. Através dos jogos a criança equilibra as tensões provenientes de seu mundo cultural, construindo sua individualidade, sua marca pessoal e sua personalidade. Desta forma o professor de educação física é responsável por facilitar a aprendizagem psicomotora, proporcionando um ambiente prazeroso para criança ter motivação nas aulas de educação física na qual vai favorecer o processo de aquisição é autonomia de aprendizagem.
Os resultados indicam a importância do trabalho do professor de educação física junto à criança com distúrbios psicomotores. A psicomotricidade é uma ciência de extrema importância para o desenvolvimento do ser humano e deve ser compreendido como tal e, através dos jogos motores nas aulas de educação física, o professor deve proporcionar a seus alunos uma variedade de movimento e expressões que colaborem com o desenvolvimento afetivo, motor e cognitivo. Sendo de grande valia e importância para seu desenvolvimento global.