CICLOFAIXAS
Arg.2: economicamente sustentáveis
Solução Social: Campanhas de conscientização para instruir os motoristas a respeitarem os ciclistas. Abordar o tema desde cedo com as nossas crianças, poderia desenvolver formas de pensar mais ecológicas e saudáveis, que trariam benefícios a longo prazo. O estímulo a troca do meio poluidor pelo limpo, também seria um ponto interessante.
Bicicletas e ciclofaixas estão chegando para ficar?
O uso da bicicleta como alternativa para o transporte nas grandes cidades brasileiras está na ordem do dia. As bikes contribuiriam para resolver problemas de mobilidade urbana, por ajudar a retirar carros das ruas e ocupar menos espaço do que eles. Além disso, trata-se de um meio de transporte que não produz poluição, nem do ar, nem sonora. Contudo, ao lado dos inegáveis pontos positivos, há vários problemas em fazer das bicicletas um meio de transporte viável no Brasil: como torná-las seguras em meio ao trânsito caótico e como obrigar os motoristas respeitarem os ciclistas? A implantação de ciclovias, em São Paulo, por exemplo, tem gerado polêmicas. Há também quem argumente que aqui não é a França ou a Holanda, onde o uso da bicicleta como meio de transporte (e não apenas de lazer) é uma realidade. Como você se coloca diante dessa discussão? Acredita que a bicicleta é uma opção viável ou acha que, independentemente de intervenções governamentais, as bikes não deixarão de ser utilizadas somente como meio de esporte e lazer? Leia a seguir algumas informações que podem ajudá-lo a refletir sobre o assunto e discuta-o numa dissertação argumentativa.
Todos os domingos e feriados nacionais, das 7h às 16h, o paulistano conta com 84,3 quilômetros de ciclofaixas de lazer para pedalar por toda a cidade.
Iniciativa da Prefeitura de São Paulo lançada em 2009, as ciclofaixas possuem sinalização própria. As ruas que ocupam são todas pintadas e demarcadas com cones, que fazem a separação entre a faixa dos ciclistas e a