Razão e Finalidade do Professor Planejar Suas Aulas
A atividade proposta foi a realização de uma análise crítica sobre duas charges utilizadas na prova do ENADE nos anos de 2008 e 2011. primeira charge de Mafalda mostra numa sala de aula onde a professora escreve no quadro uma frase que para os alunos não apresenta nenhum sentido. Isso se dá muitas vezes no nosso dia a dia, onde os professores transmitem seus conhecimentos de forma mecânica, sem explicar o porque do assunto, e os alunos acabam crescendo de forma alienada, simplesmente meros ouvintes, sem ter a capacidade de desenvolver seus questionamentos.
Os ensinos transmitidos em sala precisam ser levados para além dela, o professor deverá sempre que possível fazer uma conexão com o dia a dia dos alunos para que eles possam relacionar os assuntos com a sua vida, despertando assim para a importância do estudar.
Deverá ser observado as características dos alunos para assim poder atender as sua necessidades.
Na segunda charge, a do Menino Maluquinho, Ziraldo apresenta-nos uma situação corriqueira, onde o pai do Menino Maluquinho o pergunta como foi a seu dia na escola. Ele responde que brincou e sorriu muito, então o pai indaga; Mas o que você aprendeu? Ele responde: Só o tempo dirá.
É uma consequência de uma vida escolar onde o aluno não entende os assuntos, ou mesmo não sabem o porquê de está estudando aquele assunto, qual a importância que o mesmo possui. Muitas vezes o educador esquece que o conhecimento é uma construção diária, ou ainda uma consequência das desculpas dadas por alguns professores para justificar a ministração de determinados assuntos, os quais eles desconhecem a importância.
As duas charges tem uma importante ligação, pois mostra que a segunda é uma consequência da primeira. Quando o aluno é formado sem saber o porquê de estudar determinados assuntos, ele lá na frente apenas reproduzirá o que viu e não explicará o que entendeu, não será capaz de explicar ou relacionar o assunto com