DA TEORIA CLÁSSICA AO ESTRUTURALISMO: PRINCIPAIS AUTORES
SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL E APLICADA
DA TEORIA CLÁSSICA AO ESTRUTURALISMO: PRINCIPAIS AUTORES
CURITIBA
2014
LEANDRO NUNES DA SILVA
DA TEORIA CLÁSSICA AO ESTRUTURALISMO: PRINCIPAIS AUTORES
Trabalho apresentado à disciplina de Evolução do Pensamento em administração como requisito parcial para obtenção de nota no curso de Administração.
CURITIBA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 ESCOLA CLÁSSICA OU PIONEIRA
2.1 FREDERICK TAYLOR
Frederick Taylor foi um engenheiro mecânico estadunidense conhecido como “pai da administração científica”. Seu pioneirismo encontra-se nas teorias desenvolvidas que buscavam maior eficiência e velocidade do trabalho desenvolvido por operários através de metodologia, planejamento e controle do processo produtivo.
De família quaker, Taylor nasceu em 20 de março de 1856, em Germantown, região da Filadélfia, estado da Pensilvânia, Estados Unidos. Seu pai, Franklin Taylor, foi advogado formado por Princeton e enriqueceu através de hipotecas e comércio com a Índia. Sua mãe, Emily Annete Taylor, destacava-se por ter sido feminista e abolicionista.
Casou-se em 3 de maio de 1884 com Louise M. Spooner, e em 1901 os dois adotam três órfãos: Kempton, Robert e Elizabeth. Frederick Taylor morreu em 21 de março de 1915 de pneumonia.
Sua formação acadêmica iniciou-se em casa, sendo inicialmente educado por sua mãe. Após uma viagem pela Europa, onde estudou por dois anos na França e na Alemanha, em 1872 ingressa na Philips Exeter Academy, em Exter, New Hampshire.
Fora aceito na Harward Law School, mas não seguiu a carreira, formando-se em 1883 em Engenharia Mecânica pelo instituo de Tecnologia Steven, onde estudou por correspondência.
Como professor, lecionou em 1906 na Tuck School of Business, no Darthmouth College.
Sua vida profissional iniciou na Enterprise Hydraulic