Registros Documentais Contemporâneos
Fala-se da maior responsabilidade dos arquivistas " que é a proteção física e moras dos arquivos" .
Como podemos usar a arquivologia, seus princípios e conceitos, para provocar o choque entre elementos desconhecidos e elementos conhecidos e descobrir a natureza do que pode vir a ser novo. Incluindo esquemas antigos, como uma verdade parcial, afim de transformar a interação com as novas observações e suas contradições afim de reconcilia-las.
Os registros documentais dignos de confiança são preservados de acordo com os procedimentos administrativos estabelecidos antecipadamente e bem compreendidos, sendo de total responsabilidade do arquivista como guardião dos registros documentais preserva-los.
O primeiro dever dos arquivistas é portanto proteger os documentos contra a manipulação ilegal ou destruição de um registro documental.
O contexto da atividade geradora dos documentos e o ambiente cultural onde foi criado o mesmo deve ser levado em conta na hora de interpretar um documento e na compreensão da verdade que do mesmo foi extraída.
- A primeira característica dos registros documentais é a imparcialidade.
- A segunda característica seria a autenticidade.
- A terceira é a naturalidade.
- A quarta é o inter-relacionamento.
- E por último e de grande importância é a unicidade.
As características acima descritas tornam a análise dos registros documentais um método básico para que se alcance a compreensão do passado imediato ou histórico, com propósitos administrativos ou culturais.
A natureza da prova documental é de grande importância pois diz respeito ao direito, que regula a conduta de nossa sociedade, como a história, que a explica. Ambos contam com a reconstrução mental do passado para seus julgamentos e interpretações. A reconstruçã não pode ser feita cientificamente e seus resultados não podem ser absolutamente certos, pois os fatos passados não podem ser repetidamente reproduzidos e observados. E o passado então