pesquisa documental
A análise documental constitui uma técnica importante na pesquisa qualitativa, seja complementando informações obtidas por outras técnicas, seja desvelando aspectos novos de um tema ou problema (Ludke e André, 1986).
Em pesquisa realizada em 2006, a professora Berenice Corsetti apresentou um estudo em que procurava caracterizar a adoção da análise documental pelas linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS.
Neste estudo, é possível identificar que na linha de pesquisa intitulada Práticas Pedagógicas e Formação do Educador, as pesquisas realizadas são de cunho etnográfico, que utiliza a análise documental numa triangulação com a entrevista e com a observação. Os principais acervos utilizados são: documentos legais (sobretudo a legislação), os diferentes materiais escolares (cadernos e livros escolares), registros de professores e alunos, enfim, toda a documentação que permita recuperar as práticas pedagógicas e a formação do educador.
Na linha de pesquisa denominada Currículo, Cultura e Sociedade destaca-se a pesquisa de caráter historiográfico relacionada à