Conceitos de energia
Não há uma definição exata do que é energia, porém sabe-se que sua existência possibilita a execução do trabalho. Por exemplo, os combustíveis fazem com que os automóveis se locomovam assim como a energia elétrica produzida pela bateria faz com que os elétrons dos fios condutores de energia se locomovam.
Atualmente, a energia é um conceito impossível de exprimir por meio de outros conceitos mais simples. Operacionalmente, a existência de energia pode ser conceituada pela capacidade de realizar trabalho, pela sua associação a todas as partículas, ou pelo preenchimento, não homogêneo, do vácuo.
Quando se fala em energia, é importante ressaltar a Lei da Conservação da Energia, que segundo Lavoisier diz: “Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”.
Lei da conservação de energia
Como mencionada anteriormente, Antoine Lavoisier (1743-1794), descobriu que a massa dos reagentes era igual à massa dos produtos de reação, em reações químicas que se dão em sistema fechado.
Esta lei é considerada a lei da conservação mais fundamental da natureza, uma lei universal do comportamento da matéria, quer a nível macroscópico quer a nível microscópico. Ela resultou da generalização dos resultados de múltiplas experiências.
Max Planck (1858-1947), em 1887, foi o primeiro físico que a exprimiu matematicamente e diz que:
“A energia total (mecânica e não mecânica) de um sistema isolado, um sistema que não troca matéria e/ou energia com o exterior, mantém-se constante.”
A partir desta fala, mostrar duas propriedades características da energia, a sua indestrutibilidade global e a sua dissipação para formas de energia não mecânica, devido às forças não conservativas.
Mas como que precisa poupar energia se a energia nunca acaba e só se transforma? Devido às transformações de energia podemos falar sobre a degradação de energia, que seria uma diminuição da energia utilizável.
Assim, a energia perdida medida pelo trabalho das forças