Energia Elétrica e Eficiência - Conceitos Básicos
ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA - USP
ELETROTÉCNICA
Prof. Paulo Armando Panunzio
1/1
Energia Elétrica – Conceitos Básicos
1.
Energia elétrica
O conceito de energia, já foi discutido durante muito tempo em busca de uma definição exata que satisfizesse plenamente os acadêmicos.
Definir energia é muito difícil e pouco importante e o mais relevante é definir e fixar um conceito de energia elétrica, sua origem, uso, limitações e recursos e estende-lo até a prática final do nosso trabalho em racionalização e eficientização.
A energia elétrica pode ser definida como a energia resultante do movimento de cargas elétricas em um condutor. Infelizmente essa definição não será considerada muito acadêmica, mas servirá exatamente aos nossos propósitos.
A energia elétrica é inseparável da vida moderna. Poucos a percebem, mas sem energia elétrica nenhum avanço tecnológico seria possível. Para nós não é difícil imaginar como nossa vida seria bem diferente sem eletricidade. Mas, porque é tão importante a ponto de se tornar praticamente indispensável à vida atual?
São muitos os motivos :
1. É facilmente transportável.
Pode ser produzida no local mais conveniente e transmitida para consumidores distantes por uma simples de rede de condutores.
2. Pode ser facilmente transformável em outras formas de energia : Calor, Luz, Movimento.
3. É elemento fundamental para a ocorrência de muitos fenômenos físicos e químicos que formam a base de operação de máquinas, equipamentos.
Eletromagnetismo, efeito termico, efeito semicondutor, fotovoltaico, oxidação e redução, etc.
Entretanto, assim como qualquer forma de energia, a eletricidade obedece sempre ao primeiro princípio da termodinâmica, que diz que c
Assim, quando dizemos geração de energia elétrica, devemos entender como uma transformação de uma outra forma de energia em energia elétrica.
2/2
Energia Elétrica – Conceitos Básicos
2.
Geração de