Conceito de energia suja
Energia suja é aquela que provoca danos ao meio ambiente ou à saúde dos seres humanos quando são utilizadas. Tem esse nome, pois seu uso geralmente gera poluição do ar. Estas fontes sujas de energia são usadas, principalmente, para a geração de energia elétrica (caso das usinas termelétricas que usam carvão mineral) ou em meios de transportes (caso da gasolina e diesel).
Conceito de Energia Limpa
Energia limpa é aquela que não libera, durante seu processo de produção ou consumo, resíduos ou gases poluentes geradores do efeito estufa e do aquecimento global. As fontes de energia que liberam quantidades muito baixas destes gases ou resíduos também são consideradas fontes de energia limpa.
Exemplos de Energia Suja
- Petróleo (gasolina, diesel e querosene de aviação)
- Carvão mineral
- Carvão vegetal (lenha)
- Energia Nuclear - principalmente devido lixo atômico gerado no processo.
- Gás natural - além de ser uma fonte não renovável, seu uso também gera poluição do ar.
Exemplos de Energia Limpa (Principais)
- Energia eólica - gerada a partir da força do vento.
- Energia solar - gerada a partir dos raios solares.
- Das Marés - gerada através da energia contida nas marés dos mares e oceanos.
- Biogás - biocombustível produzido a partir da mistura gasosa de dióxido de carbono com gás metano.
- Biocombustíveis - etanol (produzido a partir da cana-de-açúcar e milho), biogás (produzido a partir da biomassa), bioetanol, bioéter, biodiesel, entre outros.
Aplicações das Fontes de Energia
Energia Eólica
A energia eólica é gerada pela força dos ventos. Para aproveitar o movimento das correntes de ar, é necessário o uso de turbinas eólicas ou aero geradores. Eles convertem a energia cinética em eletricidade, que depois pode ser transmitida para o consumo. É importante, no entanto, que a velocidade dos ventos seja, no mínimo, de 7 a 8 m/s a uma altura de 50 metros para essa ser