FONTES DE ENERGIA
DE
QUÍMICA
FONTES DE ENERGIA
SUMÁRIO
Introdução 3
Desenvolvimento 4
Conclusão 8
Referencias Bibliográficas 8
INTRODUÇÃO
Conceito de Energia limpa
Energia limpa é aquela que não libera, durante seu processo de produção ou consumo, resíduos ou gases poluentes geradores do efeito estufa e do aquecimento global. As fontes de energia que liberam quantidades muito baixas destes gases ou resíduos também são consideradas fontes de energia limpa.
Conceito de Energia suja
A energia não renovável é um tipo de energia esgotável, que pode se originar de combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral) e urânio, utilizado na energia nuclear.
A energia não renovável também é considerada um tipo de energia suja, pois causa prejuízos ao meio ambiente e também ao homem, como a destruição de ecossistemas, aquecimento global, chuva ácida, efeito estufa, dentre vários outros problemas.
DESENVOLVIMENTO
Energia Limpa
Exemplos:
São cinco os principais tipos de energia limpa – aquela que não libera (ou libera poucos) gases ou resíduos que contribuem para o aquecimento global, em sua produção ou consumo.
• SOLAR: A energia luminosa do sol é transformada em eletricidade por um dispositivo eletrônico, a célula fotovoltaica. Já as placas solares usam o calor do sol para aquecer água. Maiores produtores: Japão e EUA.
• EÓLICA: O vento gira as pás de um gigantesco cata-vento, que aciona um gerador, produzindo