Energia eólica - Definição e conceitos
O termo eólico vem do latim aeolicus, que pertence a Éolo, o deus dos ventos na mitologia grega. A energia eólica é utilizada desde a Idade Antiga, e pode ser considerada como um dos primeiros avanços tecnológicos da humanidade. Entre as descobertas mais antigas está a possibilidade de mover barcos impulsionados por velas. O primeiro registro histórico de utilização da força motriz do vento para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, que ocorro ao mover as suas pás, foi para o bombeamento de água e moagem de grãos. Essa descoberta ocorreu na Pérsia (atual Iraque/Irã), por volta do ano 200 a.C. Há cerca de 20 anos têm sido usadas as máquinas eólicas de pequeno porte para geração de energia elétrica (sistemas isolados). Já em relação às de grande porte, sabe-se que na década de 1950 a primeira máquina para geração de energia elétrica foi feita.
Em 1970, iniciou-se uma preocupação maior com a necessidade de desenvolvimento de fontes alternativas, já que ocorreu a crise internacional do petróleo e muitas fontes de energia necessitavam desse material. Devido a isso, iniciou-se a utilização da energia eólica em escala comercial para geração de eletricidade.
No início da utilização da energia eólica, surgiram turbinas de vários tipos, como: eixo horizontal, eixo vertical, com apenas uma pá, com duas e três pás, gerador de indução, gerador