Energia Geotérmica, Conceitos básicos
A energia geotérmica vem do núcleo da Terra. O núcleo derretido da Terra contém muita energia, na forma de calor. Esse calor se move pelo interior da Terra, em direção à superfície.
Em algumas partes do mundo, o magma chega a pontos muito próximos da superfície da Terra, particularmente nos limites de placas da crosta terrestre ou em pontos quentes espalhados. Nessas localidades, o magma pode ser encontrado em profundidades de alguns quilômetros ou menos. As rochas acima dessas câmaras de magma ficam muito quentes. Se a água subterrânea ou das chuvas atingir essas rochas, a água também fica aquecida. As temperaturas da água podem chegar a 275ºC (527ºF) sob pressão. A água subterrânea forma fontes termais, gêiseres e fumarolas quando atinge a superfície da Terra.
Existem basicamente três aplicações diretas de como utilizar esta fonte de energia: o aquecimento geotérmico direto, as usinas de energia geotérmica e as bombas de calor geotérmico.
Aquecimento Geotérmico Direto
O aquecimento geotérmico direto utiliza água de fontes termais ou água subterrânea quente para fornecer calor para casas e escritórios e para negócios como derretimento de neve, produção de estufas e criação de peixes. Reservatórios de água quente com temperaturas variando de 10 a 149ºC são mais indicados para essa finalidade.
Existem dois tipos de sistemas que utilizam água aquecida geotermicamente para aquecer edifícios. O primeiro sistema desenvolvido bombeia água quente de um reservatório geotérmico e a envia diretamente, através de tubulação, aos edifícios que a utilizam para obter calor. A maior parte dessa água é devolvida ao solo após esfriar, para que possa voltar ao reservatório de água subterrânea. Sistemas mais novos bombeiam a água quente para um trocador de calor, que contém um fluido que absorve o calor da água. Esse fluido aquecedor, que pode ser água, fica armazenado em uma alça separada que percorre as construções locais. Um sistema que utilize um