Pesquisa documental
Documentary research: theoretical and methodological clues
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar alguns apontamentos teóricos e metodológicos sobre a pesquisa documental. Ao fazermos essa exposição pública, por meio de ensaio bibliográfico, queremos provocar o debate sobre a utilização desse procedimento no cotidiano das pesquisas de estudantes, professores e pesquisadores. Primeiramente, conceituamos a pesquisa documental, apresentando as similaridades e diferenças entre esta e a pesquisa bibliográfica, para, em seguida, discutirmos o conceito de documento. Na seqüência, abordamos os critérios metodológicos de pré-análise do documento escrito e, por fim, apresentamos as etapas da análise documental.
Palavras-chave: Pesquisa documental; Metodologia; Documentos escritos.
Notas introdutórias
Ao conhecer, caracterizar, analisar e elaborar sínteses sobre um objeto depesquisa, o investigador dispõe atualmente de diversos instrumentos metodológicos. Sendo assim, o direcionamento do tipo de pesquisa que será empreendido dependerá de fatores como a natureza do objeto, o problema de pesquisa e a corrente de pensamento que guia o pesquisador. Goldenberg (2002: 14) sintetiza esse pensamento: “o que determina como trabalhar é o problema que se quer trabalhar: só se escolhe o caminho quando se sabe aonde se quer chegar”.
1 Professor Assistente da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Doutorando em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-RS). E-mail: jacksonronie@ig.com.br.
2Doutorando em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(UFRGS) e bolsista CAPES. E-mail: cristovaoalmeida@gmail.com.
3 Mestrando em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-RS) e bolsista
Inúmeros são os autores que se dedicam às categorizações e classificações de tipologias de pesquisa. A literatura é vasta e rica. Nesse ensaio não é nosso