Pesquisa documental
A pesquisa documental é uma técnica decisiva para as pesquisas; é indispensável porque a maior parte das fontes escritas – ou não- são quase sempre a base do trabalho de investigação; é aquela realizada a partir de documentos, considerados cientificamente autênticos. A pesquisa documental deve muito à História e, sobretudo aos seus métodos críticos de investigação sobre fontes escritas.
O objetivo deste trabalho é fazer uma abordagem sobre o tema pesquisa documental. Apresentaremos os principais cuidados, estabelecendo uma diferenciação, que deve tomar o pesquisador que utiliza certas variáveis de fontes, escritas ou não; primárias ou secundárias; contemporâneas ou retrospectivas; assim como as vantagens em fazer esse tipo de pesquisa e também as suas limitações.
PESQUISA DOCUMENTAL
O QUE É?
A pesquisa documental assemelha-se muito à pesquisa bibliográfica. A diferença essencial entre ambas está na natureza das fontes. Enquanto a pesquisa bibliográfica se utiliza fundamentalmente das contribuições dos diversos autores sobre determinado assunto, a pesquisa documental vale-se de materiais que não receberam ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetos da pesquisa.
O desenvolvimento da pesquisa documental segue os mesmos passos da pesquisa bibliográfica. Apenas cabe considerar que, enquanto na pesquisa bibliográfica as fontes são constituídas, sobretudo por material impresso localizado nas bibliotecas, na pesquisa documental, as fontes são muito mais diversificadas e dispersas. Há, de um lado, os