Elaboração de pop - processo
Análise e repasse de recursos
Objetivo: Padronizar o processo de repasse
Abrangência: Regionais e Orçamento
Definições: SGO – Sistema de Gerenciamento Orçamentário SIAFEM - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal. NC – Nota de crédito Natureza de despesas - Material de consumo, Alimentação, vigilância, Segurança, etc... Programa de trabalho - Despesa voltada para educação, adolescente, gestão da fundação, patrimônio.
Referência: Portaria adiministrativa SO/2010 Portaria administrativa 188/2010 – Adiantamento
Descrição da atividade:
POP 1 - O requisitante precisando do recurso irá acessar e cadastrar um pedido no sistema SGO, neste pedido o requisitante irá informar todas as especificações necessárias como valor, natureza de despesa, numero do processo, programa de trabalho e outras informações que julgar necessárias. -
POP 2 - O analista irá acessar o sistema e filtrar os pedidos cadastrados e iniciar sua análise, primeiramente ele deve verificar se as informações estão de acordo com a portaria orçamentária de 1998 que defina as especificações de cada modalidade de compra de produto ou serviço.
POP 3 - Se estiver incorreto o analista devolve a requisição para o requisitante, se estiver tudo certo, a analista aprova e imprime o pedido para solicitar aprovação junto à chefia, se não aprovado analista informa os motivos ao requisitante, se aprovado o pedido será encaminhado para o responsável pelo repasse.
POP 4 – O responsável pelo repasse irá acessar o sistema Siafem verificar se existe recurso disponível na conta administrativa e iniciar uma NC (nota de crédito) nesta nota de crédito ele irá transmitir os dados do pedido feito no SGO para o Siafem e com isso o recurso será disponibilizado na conta da unidade que o requisitante pertence.
Registros e controles: Relatório extraído do sistema SGO com os pedidos cadastrados,