estudos disciplinares
Disciplina – tem por objeto o conhecimento da natureza dos arquivos e das teorias, métodos e técnicas a serem observados na sua constituição, organização, desenvolvimento e utilização.
Arquivos - Conjunto de documentos que independentemente da natureza ou do suporte, são reunidos por acumulação ao longo das atividades de pessoas físicas ou jurídicas, publicas ou privadas.
Arquivo - Entidade administrativa responsável pela custódia, pelo tratamento documental e pela utilização dos arquivos sob sua jurisdição. Edifício em que são guardados os arquivos. Móvel destinado a guarda de documentos.
Conservação de Arquivos - Conjunto de procedimentos e medidas destinadas a assegurar a proteção física dos arquivos contra agentes de deterioração.
DOCUMENTO - Unidade de registro de informação, qualquer que seja o suporte utilizado.
Métodos de arquivamento - A escolha do método de arquivamento deve considerar as características dos documentos a serem classificados. Os métodos básicos de arquivamento mais utilizados são os seguintes:
Alfabético; Geográfico; Numérico simples; Ideográfico.
Gestão de documentos - é o conjunto de atividades que a organização realiza para controlar os documentos.
O diagnóstico da situação arquivística de uma instituição - é o instrumento que direciona as ações a serem tomadas no planejamento dos recursos humanos, físicos, materiais e tecnológicos empregados no gerenciamento da informação e na gestão de documentos.
Protocolo - é o conjunto de operações visando o controle a tramitação, e assegurar a imediata localização e recuperação do documento, garantindo assim o acesso à informação. Em termos simples, o setor de protocolo "é um setor encarregado do recebimento, registro, distribuição e tramitação de documentos”.
Avaliação de Documentos - O processo de avaliação de documentos de arquivo é feito por meio de pré-requisitos estabelecidos, com análise e seleção de documentos, indicando com precisão o