TEOR DE UMIDADE NOS ALIMENTOS
Relatório aula prática
Introdução
Teor de umidade de Alimentos.
Determinar o teor de umidade dos alimentos é de grande importância e muito utilizada na análise de alimentos. No processo de secagem essa determinação é fundamental. A umidade se relaciona com sua estabilidade, qualidade e composição, além de afetar as seguintes características do produto: Estocagem (alimentos estocados com alta umidade deterioram mais facilmente se o seu teor de umidade for baixo); Embalagem (as embalagens devem ser apropriadas para o teor de umidade do alimento); Processamento (a quantidade de água é importante no processamento de vários produtos).
Objetivo
Determinar a porcentagem da umidade de 05 folhas de couve.
Revisão de literatura
A determinação de umidade é fundamental e é uma das medidas mais importantes e utilizadas na análise de alimentos. A umidade de um alimento está relacionada com sua estabilidade, qualidade e composição, e pode afetar características do produto.
A umidade é o principal fator para os processos microbiológicos, como o desenvolvimento de fungos, leveduras e bactérias. O conhecimento do teor de umidade das matérias primas é de fundamental importância na conservação e armazenamento, na manutenção da sua qualidade e no processo de comercialização. Amostras com alto teor de umidade devem sofrer secagem antes da incineração, e, portanto muitas vezes é vantajoso combinar a determinação direta de umidade e a determinação de cinzas.
Materiais e Métodos
Materiais:
01 faca,
05 folhas de couve,
01 Pinça,
01 Macerador (pote) ,
01 vidro de relógio,
01 espátula.
Métodos:
Cortar a couve em pequenos pedaços com a faca e reservar.
Pesar o pote vazio, colocar a amostra (couve picada) e pesar novamente.
PC - PV=